Hoje é o dia de Reis

reismagos2Símbolos da humildade

Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e “Magnificat”, pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.

A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.

Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.

Fonte: portaldafamilia.org

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: Esse texto foi postado em quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 às 09:45 nas categorias Dia De Reis. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

7 Comentários para “Hoje é o dia de Reis”

  1. Albuq escreveu:

    REalmente, simbolos de humildade!

  2. Ilaine escreveu:

    Sônia, amiga!

    Dia de Reis… eu nem havia lembrado. E que bonita tradição.

    Obrigada pelo carinho em meu blog.
    Lembrei-me muito de ti… Ficamos em SP por muitas e muitas horas…

    Linda a música de Tim Maia, quanto tempo não ouço nada dele.
    Beijo

  3. georgia aegerter escreveu:

    Sonia, tudo bem?
    Passando para te dar o primeiro abraco de 2011;)

    Bjao

  4. luma rosa escreveu:

    Não sabia desta representação dos reis magos como submissão dos poderosos diante do Cristo e acho que as famílias pecam em não repassar os símbolos para as crianças e com essa atitude, os rituais e tradições vão se diluindo no tempo, perdendo o valor.
    Na minha família, no dia anterior ao dia de reis, as crianças colocam nas janelas – se forem casas baixas – ou em qualquer lugar disponível, capim para que os camelos dos reis magos se alimentem. A criança que tiver sorte, pode ganhar prendas dos reis, em geral, balas e doces.
    Beijus,

  5. Sonia H. escreveu:

    Oi, querida!
    Obrigada! Eu me senti abraçada!
    Um forte abraço para você também!
    Beijos,

  6. Sonia H. escreveu:

    Luma,
    Eu também nunca havia lido sobre a representação dos Reis Magos desta forma, mas faz sentido, creio eu.
    Acho também lamentável, Luma, que essas tradições não sejam passadas. Eu gosto sempre de fazer uma peça teatral com as crianças da minha família, meio improvisada, mas eles nem sempre estão com vontade de participar.
    Que bom saber que existe esta tradição de preparação ao dia 6! Acho maravilhoso!
    Beijos,

  7. junior escreveu:

    e surgiu no ceu a estrela do os tres reis acompanharam a estrela foi na frente
    quando a estrela parou na gruta os tres reis entraram choraram de alegria por que ali eles encontraram sao jose e nossa senhora Deus menino ali deitado tambem estava presente o rebanho consagrado levaram ouro insenso e mirra a Deus menino ofereceu adorou com alegria o bom jesus q ali nasceu.

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.