Outubro Rosa

outubro-rosa

MANIFESTO

As mulheres gostam de se cuidar. Essa máxima não fomos nós, nem ninguém que inventou. É um fato que está aí. No aumento de consumo de produtos de beleza. Na procura insana pelas novas cores dos esmaltes e assim por diante. O problema é que, quando se trata de saúde, tudo fica mais delicado. Ela não quer receber o diagnóstico positivo. Ninguém quer. Mas também não se previne. O pedido de exame fica lá no fundo da bolsa. 2 meses. 6 meses. 1200 km depois, já tomou o outro rumo. Andou tanto tempo escondido que ela se esquece de fazer o exame. A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade.o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sar com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano. O dia em que todas as mulheres com 40 anos ou mais deixam algumas coisas de lado para cuidar da saúde da mama. Com o dia rosa, as mulheres vão dar prioridade ao que hoje tratam como opção. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sar com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano. O dia em que todas as mulheres com 40 anos ou mais deixam algumas coisas de lado para cuidar da saúde da mama. Com o dia rosa, as mulheres vão dar prioridade ao que hoje tratam como opção.

Extraído daqui.

Imagem do Cristo extraída daqui.

Amigas, visitantes femininas, conhecidas ou não, vocês já fizeram a mamografia este ano? Eu já fiz a minha e já tenho a do próximo ano agendada. Vamos lá! Não podemos brincar com algo tão precioso – nossas vidas!

Vejam como o Cristo Redentor ficou lindo de rosa! Ontem a estátua do Cristo Redentor ganhou esta iluminação rosa justamente para chamar a atenção das mulheres para buscarem o diagnóstico precoce.

Outubro é o mês da luta contra o Câncer de Mama.

Cristo-redentor-rosa


Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: Esse texto foi postado em quarta-feira, 6 de outubro de 2010 às 23:21 nas categorias Câncer de Mama, Mulher, Outubro Rosa, Saúde Pública, Saúde e Doença. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

4 Comentários para “Outubro Rosa”

  1. aninha pontes escreveu:

    Sonia, ainda não fiz este ano meus exames. Preciso providencia-los urgente, afinal está mesmo fazendo um ano que fiz pela última vez.
    Mas não deixo de me cuidar.
    Sei o quanto isto é importante.
    Um beijo

  2. Alice Désirée escreveu:

    Acho lindo tudo isso mas acho que essas campanhas deveria circular durante todo o ano porque câncer é um caso muito sério!
    =1

  3. Sonia H. escreveu:

    Aninha,
    Marque logo, é a melhor coisa que você faz, pois daqui a pouco os médicos começam a entrar em férias.
    Beijos,

  4. Sonia H. escreveu:

    Alice,
    Concordo com você. Mas também acho importante existir um mês de reflexão onde muitas pessoas começam a se cuidar por uma informação a mais que obtiveram.
    Beijos,

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.