Por dentro da mala de Hana – Inside Hana’s suitcase

Hana_Brady

Hana and George Bary

Quem foi Hana Brady?

Vi recentemente este documentário e recomendo! Hana foi uma linda menina entre milhares de outras lindas meninas e meninos vítimas do holocausto.  É uma história comovente e inspiradora.

Nunca vou esquecer uma frase que uma criança diz no documentário: “por causa dessa história sobre Hana, eu nunca mais vou desistir!”  O irmão de Hana, George Brady, é um sobrevivente do Holocausto e tem uma participação muito especial no documentário.

O filme é excelente para ser mostrado em escolas para que NUNCA mais haja algo parecido. E confesso a vocês, como docente, posso dizer que essa necessidade é sempre latente nas escolas. Eu lido com adolescentes e me assusto com algumas ideias deles. Portanto, precisamos constantemente lembrá-los desta triste mancha na história mundial.

Esta história real foi contada em um livro chamado  Hana’s suitcase/A mala de Hana, escrito por Karen Levine.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , , , , , , Esse texto foi postado em domingo, 26 de setembro de 2010 às 00:53 nas categorias Cinema, História. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

12 Comentários para “Por dentro da mala de Hana – Inside Hana’s suitcase”

  1. aninha pontes escreveu:

    Sonia querida:
    E pensar que neste assunto há tantas histórias comoventes e tristes.
    Fiquei com vontade de ler ou ver.
    Sempre aprendemos com eles, com sua força, com sua fé.
    Tenha uma boa semana.
    Um beijo

  2. tatiana coelho escreveu:

    Meu nome é Tatiana tenho 17 anos. Gostaria de saber mais sobre Hana, indiquem filmes se possível, claro.
    Li “A mala de Hana” adorei! Despertou minha curiosidade de saber como era a vida dela e de sua família.

  3. Sonia H. escreveu:

    Olá, Tatiana,
    Fico feliz que esta postagem fez você querer aprender mais sobre a vida de Hana, uma entre tantas meninas e meninos que morreram em Campos de Concentração durante a Segunda Grande Guerra. Encaminhei o seu comentário para uma Professora Especialista em Estudos Judaicos da Uerj e em breve ela entrará em contato com você, está bem?
    Um abraço,

  4. Adriana Zardini escreveu:

    Olá, na minha escola os alunos estão lendo este livro. Eu gostaria de saber se este documentário está disponível aqui no Brasil, ou só pela internet?
    obrigada,

    Adriana

  5. Sonia H. escreveu:

    Olá, Adriana,
    Como vai? Acompanho o teu blog sobre a Jane Austen. Este documentário eu assisti através do Programa de Estudos Judaicos da UERJ. Não sei onde você poderia consegui-lo, mas seria interessante entrar em contato com a professora responsável para saber maiores informações. O e-mail dela é silvialerner@gmail.com
    Espero ter ajudado.

  6. Susana escreveu:

    Olá tudo bem?
    Trabalhei com meus alunos ano passado este livro. Então tem o filme?

  7. Susana escreveu:

    Onde posso consegui-lo? E este documentário, não há uma versão em Portugues? Obrigada Sônia!

  8. Sonia H. escreveu:

    Olá, Susana,

    Eu vi este documentário através do Departamento de Estudos Judaicos da UERJ. É imperdível. Procure o site deles! Não sei se este documentário foi comercializado.

  9. Tatiane F.C. Galante escreveu:

    Olá Sônia,
    Gostei muito do blog, estou pesquisando sobre o documentário e a minha dúvida é a mesma de outras pessoas, se o documentário existe em português, porém já li as respostas e vou procurar se encontro o site de Estudos Judaicos e entrar em contato pelo e-mail que você já citou em respostas acima.
    Eu li e ainda estou lendo o livro para os meus alunos, primeiro para os do 7º ano do ensino fundamental e agora estou lendo para os do 6] ano. Eles gostaram muito, se emocionaram ao final da história, escreveram hoje textos ótimos sobre o assunto. Lancei como proposta de redação para que eles escrevessem a visão deles sobre o horror da guerra versos a paz e, confesso fiquei encantada com o que li. gostei tanto que passei a ler para os outros professores na sala dos professores. eu sou professora de Português do ensino fundamental em duas escolas da rede municipal da cidade de São Pedro – SP. Durante a leitura do livro meus alunos, por conta própria começaram a pesquisar sobre o holocausto e estão muito curiosos para assistir ao documentário e inclusive assistir ao filme, mas não consigo encontrar nada sobre o filme, pois o livro cita sobre o filme, mas não sei se já existe o mesmo. Você sabe se já foi feito? Qual o título do filme? Se souber, por favor me diga. Grata,
    Tatiane

  10. Sonia H. escreveu:

    Olá, Tatiane,
    Fico feliz em saber que os teus alunos estejam produzindo textos tão maravilhosos, frutos da experiência de leitura de um livro tão importante. Acho que este é o nosso maior orgulho como professora e educadora. Entre em contato com a professora Silvia Lerner, do departamento de Estudos Judaicos da UERJ: http://silvialerner@gmail.com/ – Inclusive imagino que a professora Lerner ia ficar curiosa para conhecer o seu trabalho.
    O título do filme é este mesmo: Por dentro da mala de Hanna. É um documentário. Muito emocionante. Espero que você consiga maiores informações no Departamento de Estudos Judaicos da UERJ. Adoraria ler alguma produção de seus alunos. Se puder, envie-me alguns: nave@soniahorn.net

  11. karoline lobo escreveu:

    eu li o livro e achei uma história muito triste mas essa história rendeu muito são mais de um milhão de copia vendidas até mesmo aqui no brasil, não consigo acreditar que isso aconteceu com uma menina tão doce assim como ella. queria saber mais sobre ella.

  12. Priscila escreveu:

    Olá Sonia, gostaria de saber se este documentário possui legendas em portugues?
    Beijos

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.