Viva São Pedro!

Escultura São PedroO dono da chave do céu encerra o ciclo junino

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, Simão era pescador, casado, e mantinha uma pequena frota de barcos pesqueiros, juntamente com seus irmãos André, Tiago e João.

Durante um período de baixa estação de pesca, André encontrou Jesus e comentou com seu irmão a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus e este o elegeu como um de seus escolhidos, nomeando-o Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes, para se tornar pescador de homens.

Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao mestre. E Jesus o coloca em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu” (Mt.16 13-20).

Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. É ele quem faz o primeiro discurso no dia de Petencostes, convertendo três mil pessoas. Também é o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antióquia, onde permaneceu sete anos na direção da igreja e de lá seguiu para Roma, onde ficou até a morte, em 29 de junho. Foi crucificado como seu Mestre, mas pediu a seus carrascos para que fosse crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser tratado como Jesus. Há provas irrefutáveis de que foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.

Fonte: www.infonet.com.br

Igreja de São Pedro Rio CompridoFonte da imagem: Flicker

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , Esse texto foi postado em terça-feira, 29 de junho de 2010 às 13:45 nas categorias Festas Juninas, Religiosidade, São Pedro. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

4 Comentários para “Viva São Pedro!”

  1. Albuq escreveu:

    Fico encantada com o exemplo de amor que foi cada seguidor de Jesus. Pedro e sua história de pescador de homens sempre me comove.
    bjs e lindo post!

  2. Ésio Caetano do Nascimento escreveu:

    Sou devoto anônimo de Santo Antônio desde meu nascimento pois meus pais tambem, eram e hoje falecidos. Tenho toda certeza que está ele intercedendo pelos meus pais para que no julgamento final, recebam a graça da Salvação. -Esio.

  3. Leda Leitão escreveu:

    Postei a foto de São Pedro e um capítulo do texto, dando os devidos créditos ao seu blog. Espero que não se importe. Obrigada.

  4. Sonia H. escreveu:

    Obrigada por informar. Mas seria legal saber qual é o nome do seu blog!

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.