Os tapetes de Corpus Christi

tapete2Notapete colorido corpus christi município de São Gonçalo, região metropolitana do RJ já virou tradição confeccionar estes lindos tapetes artesanais com temas que remetem às comemorações de Corpus Christi.

O trecho que segue eu extraí do Portal da Família:

” Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando”.

E aqui no estado do Rio de Janeiro, parece-me que São Gonçalo lidera nessa arte de criar os tapetes. Os criadores utilizam bastante sal, pó de café e corantes que dão um colorido muito bonito de apreciar. Dá pena pisar neles, não é?

Vejam no site do G1, vários tapetes confeccionados por voluntarios por esse Brasil afora:

Imagens extraídas do google.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em quinta-feira, 3 de junho de 2010 às 13:41 nas categorias Brasil, Corpus Christi, Religiosidade. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

7 Comentários para “Os tapetes de Corpus Christi”

  1. Alice Désirée escreveu:

    Esses tapetes são lindos, né? Queria aprender a fazer os de areia, tem uns que ficam lindos à noite nas praças!
    =1

  2. Beth Q. escreveu:

    É mesmo, Sonia, tão bonitos e dá até pena saber que logo serão destruídos!
    Antigamente a gente via mais este tipo de expressão artística e religiosa, mas agora diminuiu bastante, nunca mais vi aqui por perto.
    E você, como está indo na recuperação? Está fazendo fisioterapia?
    Melhoras viu.
    beijos cariocas

  3. Albuq escreveu:

    Oi Sônia!

    O Barro é uma expressão fantástica, realmente cheia de pompas, mas, também cheia de segredos e significados, principalmente quando se trata do religioso. Os tapetes são lindos, acredito que o um dos rituais que mais me chamam atenção é esse. É um trabalho muito minuncioso e delicado.

    bjs, amei o post!

  4. Meire escreveu:

    Acho esta tradiçao muito linda, aqui na Italia nao é feriado nesta data, tem as celebraçoes na Igreja, a procissao mas o dia em si nao é guardado.
    bjs

  5. Albuq escreveu:

    O Barroco é uma expressão fantástica, realmente cheia de pompas, mas, também cheia de segredos e significados, principalmente quando se trata do religioso. Os tapetes são lindos, acredito que o um dos rituais que mais me chamam atenção é esse. É um trabalho muito minuncioso e delicado.

    bjs, amei o post!

  6. georgia aegerter escreveu:

    Sonia, que beleza esses tapetes naturais. Em Portugal também tem algo assim e as pessoas também capricham.

    Bom fim de semana

    Bjao

  7. Marcia H escreveu:

    Nossa Sonia, fiquei um tempao sem visitar seu site. Espero que tudo tenha corrido bem e que você se recupere 100%. Marcela é linda.

    Um beijo

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.