Os tapetes de Corpus Christi
No
município de São Gonçalo, região metropolitana do RJ já virou tradição confeccionar estes lindos tapetes artesanais com temas que remetem às comemorações de Corpus Christi.
O trecho que segue eu extraí do Portal da Família:
” Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando”.
E aqui no estado do Rio de Janeiro, parece-me que São Gonçalo lidera nessa arte de criar os tapetes. Os criadores utilizam bastante sal, pó de café e corantes que dão um colorido muito bonito de apreciar. Dá pena pisar neles, não é?
Vejam no site do G1, vários tapetes confeccionados por voluntarios por esse Brasil afora:
Imagens extraídas do google.

Esse texto foi postado em quinta-feira, 3 de junho de 2010 às 13:41 nas categorias Brasil, Corpus Christi, Religiosidade. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.
3 de junho de 2010 às 16:39
Esses tapetes são lindos, né? Queria aprender a fazer os de areia, tem uns que ficam lindos à noite nas praças!
=1
3 de junho de 2010 às 18:57
É mesmo, Sonia, tão bonitos e dá até pena saber que logo serão destruídos!
Antigamente a gente via mais este tipo de expressão artística e religiosa, mas agora diminuiu bastante, nunca mais vi aqui por perto.
E você, como está indo na recuperação? Está fazendo fisioterapia?
Melhoras viu.
beijos cariocas
3 de junho de 2010 às 22:36
Oi Sônia!
O Barro é uma expressão fantástica, realmente cheia de pompas, mas, também cheia de segredos e significados, principalmente quando se trata do religioso. Os tapetes são lindos, acredito que o um dos rituais que mais me chamam atenção é esse. É um trabalho muito minuncioso e delicado.
bjs, amei o post!
4 de junho de 2010 às 06:23
Acho esta tradiçao muito linda, aqui na Italia nao é feriado nesta data, tem as celebraçoes na Igreja, a procissao mas o dia em si nao é guardado.
bjs
4 de junho de 2010 às 09:20
O Barroco é uma expressão fantástica, realmente cheia de pompas, mas, também cheia de segredos e significados, principalmente quando se trata do religioso. Os tapetes são lindos, acredito que o um dos rituais que mais me chamam atenção é esse. É um trabalho muito minuncioso e delicado.
bjs, amei o post!
4 de junho de 2010 às 12:15
Sonia, que beleza esses tapetes naturais. Em Portugal também tem algo assim e as pessoas também capricham.
Bom fim de semana
Bjao
4 de junho de 2010 às 18:58
Nossa Sonia, fiquei um tempao sem visitar seu site. Espero que tudo tenha corrido bem e que você se recupere 100%. Marcela é linda.
Um beijo