Hoje também é dia internacional do livro infanto-juvenil!

cabril03 O dia internacional do livro infanto-juvenil foi criado em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu no dia 2 de abril de 1805. Quem nunca ouviu ou leu as histórias criadas por ele? O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, entre tantas outras?

Pode-se dizer que Andersen é um dos pais da Literatura infanto- juvenil. No Brasil, não se pode negar esta ‘paternidade literária’ a Monteiro Lobato.

Em homenagem a Andersen, foi criado Prêmio Hans Christian Andersen , que acontece a cada 2 anos e que já tivemos a felicidade de termos duas grandes escritoras brasileiras contempladas: Lygia Bojunga e Ana Maria Machado pelo conjunto de suas obras. Este ano, um escritor britânico foi o vencedor, David Almond. Ainda não tive a honra de ler algum livro deste autor, mas segundo o juri que o escolheu, ”

Almond  é  “um criador de realismo mágico para crianças” e afirmou em um comunicado que sua “voz única captura a imaginação de jovens leitores e os motiva a ler e a pensar”.

Umhh…. Precisamos conhecer os livros de David Almond, com certeza!

Imagem extraída do google

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , Esse texto foi postado em sexta-feira, 2 de abril de 2010 às 13:34 nas categorias Books, Literatura, Livro, Livros. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

4 Comentários para “Hoje também é dia internacional do livro infanto-juvenil!”

  1. Márcia escreveu:

    Muito legal! Adoro livros infato-juvenil e acredito muito no incentivo a leitura de crianças, acredito que faz toda a diferença, e que devemos valorizar e incentivar todo prêmio em prol da criação e propagação de livros infantis, com certeza estaremos criando uma geração de leitores mais conscientes.

    bjs e ótima Páscoa!

  2. Rosa escreveu:

    E quem não dormiu ouvindo as histórias de Hans Christian Andersen? Nunca ouvi falar do David Almond. Se leres e gostares me conta.

    Feliz Páscoa, cosquirídia, pra ti e tua família.
    Bjim.

  3. Sonia H. escreveu:

    Oi, Rosa,
    Eu também não, mas fiquei com muita vontade de conhecer seus livros!
    Beijos,

  4. Elza do Blog do Beagle escreveu:

    Eu não sabia dessa homenagem e menos ainda que escritores brasileiros já foram premiadso. Legal. Soninha, eu só consigo abrir seu blog pelo mozzila, por que será? Quando abro pelo IE fica deformado e estranho… Bjssssssssssss e Feliz Pascoa Elza

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.