Bons ventos

321_2934-alt-biblioteca

Somos diariamente bombardeados com más notícias pelos jornais e quando surgem boas novas, devemos sempre comemorar: ontem foi inaugurada a primeira  biblioteca-parque do Brasil em Manguinhos. Esta biblioteca foi inspirada num projeto já existente na Colômbia, em Medelin e Bogotá.

200px-FIOCRUZ-Palace-CCBYSAManguinhos  é um bairro muito pobre e violento – cercado por favelas, nessa região também fica o Instituto Oswaldo Cruz, em estilo neomourisco.

Com certeza este lindo prédio é um contraste de beleza na região. Para quem conhece o Rio de Janeiro e já ouviu falar na Avenina Brasil, o complexo de  favelas de Manguinhos é um dos bairros cortados por esta  extensa Avenida.

Amo visitar bibliotecas e também livrarias. Há vários tipos de bibliotecas, aquelas antigas, como a Biblioteca Nacional e outras com prédios modernos, como esta recém-inaugurada- Cada uma tem seu charme único, não é verdade?

Nunca havia ouvido falar neste termo ‘biblioteca- parque’, mas parece-me ser um espaço como deve/deveriam ser as bibliotecas: lugares acolhedores, repletos de livros, e tudo que possa atrair o leitor para ela: eventos culturais e literarios.  Parece que este é o objetivo: um espaço moderno, high tech, como os jovens gostam e nós também (!) e ao mesmo tempo, um lugar para ler, pegar livros emprestados, relaxar no meio deles, participar de atividades culturais. Um lugar para expandirmos nossos horizontes.

Vendo as fotos da biblioteca, lembro-me das bibliotecas européias que visitei, em especial, as holandesas, onde havia um pouco de tudo: muitos livros, multimídia, teatro, encontro com escritores, contação de histórias, troca de livros, enfim, sempre uma declaração de amor aos livros. E é isso que falta aqui. 1salaobibliotecabpm_arrumacao_9_editpeq_1272403291bpm_arrumacao_96_edit_1272403516bpm_arrumacao_110_edit_1272403560

O povo não tem o hábito de visitar bibliotecas.  Para começar, não existe o hábito de ler – lê-se muito pouco nesse país. E mais: há tão poucas bibliotecas neste Brasil tão grande…

Já pensou se em cada cidade brasileira, vilarejo, houvesse pelo menos uma biblioteca como esta? Não precisava ser tão grande, mas um lugar que nos fizesse querer voltar sempre?

Lembro que nos Estados Unidos, visitei algumas cidades pequenas que tinham escola, mercado, hospital e sempre uma biblioteca, mesmo que pequenina.
Lobato sempre teve razão quando disse que “um país se faz com homens e livros”. E eu acrescento: e com muita cultura e lazer para todos.

Tomara que essa moda pegue pelo Brasil afora.

A primeira imagem foi extraída daqui.

As outras imagens eu as retirei do google imagens.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em sexta-feira, 30 de abril de 2010 às 13:44 nas categorias Cultura, Leitura, Literatura, Livro, Livros, Notícia, Rio de Janeiro. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

10 Comentários para “Bons ventos”

  1. Bete escreveu:

    Que coisa genial.
    Cultura e conhecimento.
    O povo precisa aprender apreciar essas preciosidades.
    Bjs querida

  2. Albuq escreveu:

    Sôniaaaaaaaaaaaa adoro biblioteca, livraria, museu… mas, nos livros me sinto em casa!
    Amei o post!
    bjs

  3. celia escreveu:

    Que iniciativa maravilhosa. Ler é uma coisa muito rica. Um bom fim de semana querida. Bj

  4. Alice Désirée escreveu:

    Eu sou do Rio e realmente acho que essa foi uma ótima iniciativa e espero que dure porque eu vejo várias bibliotecas devastadas e isso me deixa muito triste porque eu gosto muito de ler.
    =1

  5. Roseli escreveu:

    Oi Sonia,
    Como leitora e bibliotecária, vibrei com essa inauguração. Tomara que essa ideia se espalhe por todos os estados e cidades do país. O Brasil precisa disso.
    Bjs

  6. Zany Vasconcelos escreveu:

    Que esse vento realmente ecoe por vários lugares do Brasil, espalhando uma onda de cultura e novos aprendizados.Bjs!!

  7. Elza do Blog do Beagle escreveu:

    è verdade,lê-se pouco nesse país. Adorei o seu post. Sabe que p eu vir aqui tenho que trocar de navegador? Seu blog abre todo deformado pelo IE que costumo usar. Bjs. Elza

  8. Beth Q. escreveu:

    Ai, Soninha, que notícia mais esperançosa!
    Tomara que isso se espalhe mesmo!
    beijos cariocas

  9. georgia aegerter escreveu:

    Que idéia fascinante. Muito bom mesmo! Que esse evento possa continuar.

  10. Rosa escreveu:

    Uma idéia pra ser posta em prática em todos os lugares.
    Bjim, cosquirídia.

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.