Desafio Literário 2010 – Livro de Fevereiro – Five children and it -

Five-Children-and-It Em primeiro lugar, gostaria de justificar o meu ‘longo atraso’ em publicar o Desafio Literário de fevereiro: como alguns de vocês sabem, eu passei por dias difíceis com dor na coluna e por ísso, atrasei e parei com todos os compromissos. Conseqüentemente, eu me atrasei com as leituras.  Por ísso, peço desculpas a quem veio aqui e não encontrou a resenha do meu livro!

Escolhi este livro primeiramente porque eu gosto muito de ler o gênero da fantasia e o tema de fevereiro tinha de ser algo que nos remetesse aos Contos de Fadas.

O livro é direcionado ao público jovem, infantil e infanto-juvenil, mas não consigo entender muito bem esta especificação da faixa etária. Eu o li em inglês, mas existe a tradução para o português que ficou assim: Cinco Crianças e um Segredo. Interessante que o ‘it’ da versão original passou a ser ‘o segredo’ na versão em português.

A história é uma delícia – pura aventura com toques de fantasia que só aguçam a nossa imaginação e para mim me fez reviver as peripécias da infância… A história começa quando cinco crianças (irmãos) encontram um duende da areia ( em inglês, a sand fairy) que realiza os desejos delas, os quais só valem até o pôr do sol. O problema é que as crianças desejam coisas que acabam colocando-os em situações complicadas e muitas vezes  muito engraçadas. Não contarei todos os detalhes, mas um desejo que foi muito engraçado foi quando desejaram ter asas. As crianças voaram pelo vilarejo e num determinado momento sentiram fome. Ao passar pela igreja da cidade, resolveram ‘pegar’ alguns alimentos do padre. Para amenizar a culpa, deixaram um bilhetinho explicando que não estavam roubando, mas sentiam muita fome… E foram comer na torre da igreja. Depois, sentiram muito sono – o sol se pôs e eles perderam logo as asas…. E ficaram presos lá em cima da torre, pois a porta que dava para a igreja encontrava-se fechada…. E é sempre assim… eles começam conversando e de repente, mencionam alguma coisa sem pensar, um desejo meio tolo…. mas que é realizado…. E depois eles se arrependem. Coisas de crianças…

Este é um dos clássicos da escritora e poetisa inglesa Edith Nesbit e que assinava seus livros com o Edith abreviado – E.Nesbit.

Percebe-se que um tema subjaz à trama: que temos de sempre pensar antes de desejarmos alguma coisa. Por que os desejos têm poder. Eles se materializam se pedirmos com muita verdade – seja algo bom ou ruim.  Stevie Wonder tem uma frase linda em uma de suas músicas que diz: “O poder de ver está em acreditar”… The power in the seeing is believing… Então, cuidado! Pensamentos bons geram outros pensamentos bons. Pensamentos ruins geram pensamentos piores ainda…

Nesbit

Descobri que existe um filme também. Então resolvi assisti-lo. Gostei do filme, porém muito foi mudado do enredo original. Mas para você que gosta desse tipo de gênero, vale a pena ler o livro e assistir ao filme.

Five Children and It

E. Nesbit

Puffin Classics

237 páginas, publicado pela primeira vez em 1902.

http://www.youtube.com/watch?v=r0M8HnK0Hmg

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , Esse texto foi postado em quarta-feira, 17 de março de 2010 às 21:31 nas categorias Books, Desafio Literário 2010, Literatura Infanto-Juvenil, Livros. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

8 Comentários para “Desafio Literário 2010 – Livro de Fevereiro – Five children and it -”

  1. Rosa escreveu:

    Deve ser muito legal este livro, Sonia!
    Tudo o que a gente deseja ardentemente consegue. Eu sei!
    Anotei o nome pra comprar e ler para as netas. Anotei também a frase do Stevie Wonder. Amei!
    Bjim.

  2. Grace Olsson escreveu:

    Ainda naoli esse livro.Parece ser bom

    Bjs e dias felizes

  3. Sergio escreveu:

    ola, Sonia

    Tudo bem?

    gostei da narracao sobre o livro….hoje recebi um convite para um aniversario de 15 anos, filha de uma amigo…pensei logo ´´o pequeno principe´´…mas corro o risco deal ja ter lido…agora ja tenho uam excelente opção.

    um beijo

  4. Sonia H. escreveu:

    Rosa,
    O livro é muito bom sim. Compre para suas netas! Esta autora tem outros livros de fantasia bem legais! E tem aquele frescor gostoso da infância, sabe – as travessuras das crianças e ao mesmo tempo a pureza delas.
    A coluna está melhor, Graças a Deus. Mas ainda sinto dor.
    Quanto à frase do Stevie Wonder, esta frase faz parte de uma música.
    Vou colocar a música aqui no blog se achá-la, ok.
    Beijos,

  5. Sonia H. escreveu:

    Oi, Grace,
    Este é um livro não muito conhecido no Brasil. Eu fiquei feliz de descobrir que existe a tradução para o português.
    Beijos,

  6. Sonia H. escreveu:

    Sergio,
    Quanto tempo!
    Olha, Sergio, será que a menina de 15 anos gostaria de ler este livro? Temo que ela ache meio infantil, bobo, sabe. (risos). Sugiro um outro: Coração de Tinta. Teve até um filme baseado nele recentemente.
    Meu filho já leu e gostou muito. Está lendo os outros pois acho que são três.
    Um beijo,

  7. Elvira escreveu:

    Oi Sonia.

    Não conhecia esse livro. Parece bem legal. Vou procurar.

    Bjs.
    Elvira

  8. Desafio Literário 2010 e Projeto 12 livros em 12 meses | O Cantinho da Borboleta Azul escreveu:

    [...] Desafio Literário 2010 – Livro de Fevereiro – Five children and it – [...]

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.