Desafio Literário 2010 e Projeto 12 livros em 12 meses

projeto12em12buttondesafioliterrio2janecapa persuasion

Neste mês de março, escolhi um livro que é um grande clássico não somente da literatura inglesa como universal: Persuasão, de Jane Austen. Eu li Persuasion, em inglês, esta edição lindinha aí da foto.  Há muito tempo, li Pride and Prejudice ( Orgulho e Preconceito) e nunca mais havia lido outro livro de Jane Austen.  Confesso que lamento este fato hoje, mas agora quero recuperar o tempo perdido e pretendo ler sua obra completa, que não é tão extensa assim – Austen escreveu  seis livros e deixou alguns outros incompletos. Para quem gosta de cinema, Jane Austen é a queridinha dos cineastas,  pois há vários filmes baseados em sua rica obra literária. Eu vi uma produção da BBC de 2007 de Persuasion que muito me encantou. Está no You Tube também, mas é claro, ler o livro nos dá um tipo de experiência única e assistir ao filme outra diferente, mas, é claro, um não substitui o outro. O livro é naturalmente mais extenso e detalhado. Através da visão do narrador, nós podemos conhecer muito mais sobre os personagens da trama e sobre a sociedade inglesa do século xix.

Sobre o enredo de Persuasão:

A protagonista deste livro é Anne Elliot, que aos 19 anos se apaixona por um jovem oficial da marinha sem posses,  Frederick Wentworth. A mãe de Anne é falecida, porém sua madrinha, Lady Russel, que é uma espécie de protetora e conselheira,  a persuade a romper com ester amor, pois para a sociedade da época, um oficial da marinha não poderia ser um ‘bom partido’ para uma moça de família aristocrática. Ou dito de outra forma, seria inadmissível aceitar um casamento entre pessoas de classes sociais diferentes. Quando Anne está com 27 anos, ainda solteira, e o que não é comum para época, ela reencontra seu grande amor, Frederick, que agora é um homem bem sucedido, mas  agora corteja sua amiga e vizinha Louisa Musgrove. Anne nunca esquece Frederick e se arrepende claramente de ter sido ‘persuadida’ a ponto de desistir de seu grande amor.

Anne tem duas irmãs, Mary e Elizabeth, totalmente diferentes dela – a primeira é casada, tem dois filhos e gosta de atrair a atenção para si mesma, sempre inventando doenças. A segunda, Elizabeth é a queridinha do pai, Charles Elliot, que por sua vez, é um homem que vive de aparências, extremamente vaidoso e fútil. Elizabeth é como o pai.

O que vocês imaginam como final para esta história? Vocês acham que Anne Elliot teve uma segunda chance de reconquistar esse amor?

Por que escolhi este livro?

Em minha última viagem de férias, deparei-me com esta linda edição, um livro pequenino de capa dura e fiquei encantada: entre tantos títulos, pequei este de Jane Austen. Como disse, venho querendo recuperar o meu tempo perdido com relação às obras literárias de Austen.

Alguns pontos interessantes no livro:

A trama já começa com o rompimento  prévio da heroína com o elegante e bonito Frederick. Oito anos se passam e então esse desencontro amoroso começa a ser desconstruído e quem sabe acertado no final. :-)

O curioso é que a protagonista Anne Elliot tem 27 anos, e encontra-se ainda solteira,  o que não parece ser comum para época. A própria irmã dela, Mary que é a mais nova das irmãs já aparece casada e mãe de 2 meninos.

O personagem de Frederick Wentworth é um homem que consegue enriquecer por seus méritos próprios, o que também parece ser algo novo para época, já que o próprio pai de Anne vive de herança – e como um bom gastador, precisa até mesmo sair de seu Solar com a família por conta de suas dívidas.


Gostei muito do livro! Descobri alguns blogs sobre Jane Austen muito interessantes e agora sou fã da autora e destes blogs!

Citarei dois blogs brasileiros, mas neles vocês encontram links de outros muito interessantes também. Muitos são em inglês:

Jane Austen Sociedade do Brasil

Jane Austen em português

Aqui, Greg Wise, um famoso ( e charmoso!)  ator inglês lê uma passagem de Persuasion.

Quero muito ler este livro em português também, mas ao pesquisar na internet, descobri que a edição disponível ( editora Landmark)  parece estar sendo acusada de plágio… Se vocês conhecerem outra para me indicar, agradeço. Encontrei outra edição, da editora Francisco Alves, mas não encontro o livro nas livrarias. Deve estar esgotado.

Recomendo! Enquanto isso, deleitem-se com esta linda cena da produção da BBC de Persuasion!



Existem várias resenhas muito interessantes aqui neste link.

Quer ler os outros livros que eu já li para este Desafio Literário 2010?

Em janeiro, escolhi este aqui.

Em fevereiro, foi este aqui.

E no Projeto 12 livros em 12 meses já li estes:

Em janeiro, este aqui.

Em fevereiro, este aqui.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , Esse texto foi postado em segunda-feira, 29 de março de 2010 às 23:23 nas categorias 12 livros em 12 meses, Jane Austen, Literatura, Livros. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

19 Comentários para “Desafio Literário 2010 e Projeto 12 livros em 12 meses”

  1. Laura escreveu:

    Um dia ainda leio Persuasão, já cheguei a estar com ele em mãos mas não lembro porque acabei não lendo. Pela resenha essa mocinha se parece bastante com a própria autora, que dizem que também era apaixonada por alguém de pouco dinheiro, e acabou não se casando.

  2. Larissa escreveu:

    Gosto muito da Jane Austen. Boa escolha!!!

  3. Ilaine escreveu:

    Não conheço Persuação, mas já anotei. Obrigada pela boa resenha. E que maravilhoso ler o romance na versão original.
    Beijo e Boa Páscoa!

  4. georgia aegerter escreveu:

    Sonia, nunca li nada dela, mas os filmes sim. Ela é ótima.

    E sua resenha ficou show.

    Um beijao

  5. Nara escreveu:

    Sonia, esse livro parece ser mesmo maravilhoso.
    Adorei sua resenha. Escreveu fatos importantes mas não deixou escapar o essencial.
    Parabéns!
    Bjs! ;)

  6. Cristine escreveu:

    Ótima escolha; ainda não li Persuasão, mas parece muito interessante. Já li dois da Jane Austen, e adorei.

    Beijos!

  7. driza escreveu:

    Adoro essa autora. Ainda não li esse livro dela, infelizmente, mas vontade não me falta. O que falta é tempo. Ainda corrigo isso.
    bjs

    Driza

  8. Bete escreveu:

    Querida Sonia.
    Passei pra desejar uma feliz Pascoa em família, plena de luz, paz e harmonia
    Beijinhos

  9. Vivi escreveu:

    Olá! Persuasão é ótimo. Linda história. Sucessos na sua maratona Jane Austen! Muito obrigada pela participação.

    Beijos
    Vivi

  10. Kézia escreveu:

    Esse livro ta na minha lista há um tempo, com esse desafio tenho
    lido otimas criticas que me aguçaram muito mais a curiosidade
    Adorei a resenha!!!!

  11. georgia aegerter escreveu:

    Hoje saiu o resultado do sorteio do livro. Passe para assistir ao video e ler sobre o encontro que aconteceu.

    http://elasestaolendo.blogspot.com/2010/03/tassia-camargo-atriz-da-o-resultado-do.html

    Bjao e boa Páscoa

    Equipe do blog

  12. tucha escreveu:

    Interessante nunca li nada de Austem, uma lacuna. Vi os filmes e gosto pelo retrato de época que nos trazem e a reflexão sobre o papel feminino.

  13. Elvira escreveu:

    Oi Sonia.

    Eu adoro a Jane Austen.
    Livros, filmes, tudo …

    Bjs.
    Elvira

  14. Bebel Sousa escreveu:

    Vou ter que ir atrás desse livro!!! Adoro a Jane Austen, comecei a ler “Orgulho e Preconceito”, mas não pude terminar. Agora será uma questão de honra!! Por que você tinha que terminar com essas perguntas? rsrsrsrsrs

    Muito boa sua resenha, com os vídeos, indicações de blogs e etc.

    bjus

  15. Cíntia Mara de Castro Ribeiro escreveu:

    Também li Persuasão pro desafio de março e AMEI! Com certeza, entrou pra minha lista de favoritos.
    Linda essa cena que você postou. Um pouco diferente do livro, mas ainda assim, muito bonita.

    Beijos

  16. Larissa escreveu:

    Eu vi o filme e quero muito ler o livro!!! Boa escolha. Beijos

  17. Fernanda escreveu:

    Oi Sônia,

    Amo Jane Austen, embora eu só tenha lido Razão e Sensibilidade (que foi o meu do desafio de março) e Orgulho e Preconceito.

    Este é o próximo da minha lista, adorei a resenha :)

    bjo

  18. kézia escreveu:

    Jane Austin!!! Uma otima escolha!!!
    E otima resenha tbm XD

  19. Elisandra escreveu:

    Essa tbm foi minha leitura de março, eu ameiiii……Parabéns pela resenha!!!!
    Beijokas elis!!!!!

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.