Projeto Literário 2010 – Livro de Janeiro – A Senhora do Castelo -

A_SENHORA_DO_CASTELO__CH_44_1254335398P

No Desafio Literario 2010 idealizado pela Vivi do blog Romance Gracinha, o mês de janeiro é dedicado à literatura de banca. Nunca fui de ler esses tipos de livros de bancas. Talvez por preconceito, devo admitir.

Porém, há alguns anos, fiz uma disciplina em meu curso de mestrado chamada Teoria do Romance com um excelente professor. E como primeira tarefa de casa, tínhamos de ler um livro de banca – o professor mesmo levou dezenas para que escolhessemos.  Acredito que o propósito daquela tarefa sugerida a alunos acostumados a lerem ‘outros tipos de romances’ era simplesmente fazer com que ‘quebrássemos nossa pompa’  logo de cara.

A verdade é que queiramos ou não, gostemos ou não, a literatura de banca também faz parte do gênero literário ‘Romance’,  já que se trata de uma uma narrativa de fatos alinhados no tempo, como nos romances de autores ‘consagrados’.  O suspense também é uma ótima estratégia utilizada pelos autores para prenderem o leitor,  e é o que muitas vezes me faz querer voar pelas páginas de um livro para saber o que acontecerá com determinado personagem ou situação logo em seguida….

Pois bem.  Aquele livro de banca, cujo nome não lembro mais agora  foi um ótimo exercício para todos os alunos daquela turma de Teoria do Romance. Percebemos que independente da qualidade da trama, cada enredo desses livrinhos segue o roteiro de qualquer romance, seja de banca ou não.  Além de suspense, muitos autores fazem uso da fantasia em suas histórias, o que foi o caso de meu livro escolhido.

Sinceramente não sei como esse título caiu em minhas mãos. Mas quando entrei nesse desafio literario, fui procurar por esses livros no Mercado Livre e lá havia encontrado alguns títulos à venda. Este foi um deles. Comprei então pelo título,  A Senhora do Castelo e foi assim que escolhi o meu livro:

A Senhora do Castelo – Clássico Histórico

Autora: Lynda Trent

Editora: Nova Cultural

Número de Páginas: 221

Ano: 1994

Eis a sinopse retirada do livro:

O mágico poder da paixão

Damáris Fleetwood, senhora do castelo de Thornbeck, nascera do mar, da tempestade e da magia. Era o que se dizia na ilha, e Gavin Ruthledge, cavaleiro do reino, não duvidava do comentário. Um mero encontro com o feitiço daqueles olhos violeta…. e sua alma foi atingida, selando seus destinos para sempre!

O castelo de seus ancestrais caíra em mãos inimigas e Damáris se viu à mercê dos fados e, inapelavelmente, presa dos braços de Gavin. Guerreiro valente nas batalhas e nos mistérios  dos quais Damáris era herdeira, ele a capturou com um poder tão antigo quanto o próprio tempo….

Gostei da trama e gostei da protagonista da história, Damáris Fleetwood. Também gostei do fato de ser um romance histórico, cuja narrativa acontece na época da Rainha Elizabeth I. Existem dois pontos que eu gostaria de comentar: talvez o que me assuste em relação aos livros de banca são algumas capas – esta, por exemplo, não condiz com o perfil dessa personagem. Apesar do casal terminar junto e os dois serem ‘felizes para sempre’, a personagem é uma mulher ultramoderna para época -  é filha única e não faz o estilo mulher submissa, à procura de um homem desesperadamente para casar. Aliás, esta é uma das questões que percorrerem a trama: Damaris tem 20 anos e ainda não casou, o que para a época era considerada velha e por isso todos acham que ela tem algum problema. A personagem também possui poderes sobrenaturais, já que é tida por uns como bruxa e por outros como fada. Damáris encontra-se em total sintonia com a ilha, o castelo e os habitantes do povoado em que vive. Perto do Castelo, existem algumas pedras chamadas de ‘Virgens Sibilantes’,  que exercem um poder sobrenatural sobre a personagem, um dom que também era de sua mãe e que o livro sugere que será também da filha de Damaris e Gavin recém-nascida. O casamento dos dois não é algo arranjado, como de costume. Os dois se apaixonam de verdade!  E a história termina com o casal feliz e com o nascimento da primogênita.

Mas os conflitos não páram aí: sendo um romance histórico, há batalhas envolvendo a Escócia e a Inglaterra, inclusive a Rainha Elizabeth I é uma personagem no final da trama!

Gostei muito da minha escolha, mas uma crítica que também faço é com relação à sinopse que vem no livro: se eu a tivesse lido numa livraria, sinceramente não teria comprado o livro, pois parece-me, pela sinopse, somente uma história água com açúcar. Porém, não é só isso. A narrativa nos transporta para um tempo de castelos, damas, cavaleiros e a vida daquela época. Em se tratando de um clássico histórico, a sinopse deveria certamente abordar mais os fatos históricos.

Sinopse e capa à parte,  gostei muito de meu primeiro desafio! A trama é envolvente e fiquei com vontade de ler mais sobre a época.

Peço desculpas por estar postando nos últimos minutos do segundo tempo…. Mês de janeiro é um mês sempre mais ‘lento’ para mim. Eu sugiro que leiam A Senhora do Castelo. Dou nota 4/5.

Sobre a autora: Lynda Trent começou a escrever romances por insistência de um amigo, mas foi seu marido quem a apoiou quando tomou a decisão de se lançar à tarefa. Agora, marido e mulher dedicam-se em tempo integral a escrever novelas históricas e contemporâneas. Apesar dos altos e baixos dessa carreira extenuante, adoram todos – bem, quse todos – os minutos desse trabalho. A autora aprecia quaisquer críticas dos leitores. ( extraído do livro, p. 221).

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em domingo, 31 de janeiro de 2010 às 23:04 nas categorias Desafio Literário 2010, Sem categoria. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

9 Comentários para “Projeto Literário 2010 – Livro de Janeiro – A Senhora do Castelo -”

  1. Vivi escreveu:

    Olá, Sonia. Belíssima resenha. Tomara que a sua fala sirva de reflexão para muitos. Gosto muito dos romances históricos, temos ótimos clássicos. Quero ler esse!

    Ah, linkei sua resenha na ferramenta autolink. Acho que seu navegador deve está configurado com alguns bloqueios de visualização. Não sei bem do que se trata, mas tente verificar na opção ferramentas do seu navegador.

    Alterei o endereço também do seu blog. Me passa o link da sua lista para que eu possa alterar o link no blog oficial, ok?

    Beijocas

  2. georgia aegerter escreveu:

    Sonia, pode ser preconceito mas nunca li um romance de banca. Esse seu parece legal.

    Quer enviar a resenha lá para O que elas estao lendo. As perguntas sao sempre as mesmas. Eu iria gostar muito.

    Boa semana

    Bjao

  3. Diana escreveu:

    Gostei muito do seu comentário, muito completo!

    Legal esses livros que, apesar do romance, eles tb se dedicam a uma ideal ambientação, né? Quando o foco é o romance pura e simplesmente eu acho que fica meio sem brilho.

    Um abraço e até o próximo!

  4. Kézia escreveu:

    Com certeza vou correr atras…
    O titulo é massa e com a sua resenha
    ficou mais interessante…
    Parabens…
    XD

  5. Sonia H. escreveu:

    Georgia querida,

    Claro que posso sim!

    Queria um pouquinho de neve…. aqui está muito quente ainda.

    Beijos,

  6. tata_allstar escreveu:

    Sabe que eu procurei pela minha cidade e não achei esse tipo de livro? haha :S

    tem um selo para você no meu blog!

    Espero que goste!
    Um beijooo!
    :*

  7. Sonia H. escreveu:

    Oi, Tata,
    Você tentou o Mercado Livre?
    Obrigada pelo selo! Adorei!
    Beijos,

  8. Elisandra escreveu:

    Ola, amei seu blog, muito lindoooo, sua resenha ficou ótima…Parabéns, nos vemos na proxima resenha do desafio…bjus elis!!!!!

  9. Desafio Literário 2010 e Projeto 12 livros em 12 meses | O Cantinho da Borboleta Azul escreveu:

    [...] Projeto Literário 2010 – Livro de Janeiro – A Senhora do Castelo – [...]

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.