Haiti

O-tempo-Doutor-de-todo-sofrimentoToda vez que um novo ano começa, sempre me encho de esperanças de que ele virá blindado contra tristeza e sofrimento… Um ano no qual veremos crianças sorridentes e  pessoas felizes. Meus desejos hoje parecem mais devaneios de uma sonhadora quando penso no sofrimento da população do Haiti e de tantas regiões brasileiras afetadas por fenômenos naturais.

Começamos o ano de 2010 com a tragédia dos deslizamentos de terra em Angra dos Reis e hoje foi a vez do Haiti, que teve sua vida virada de cabeça para baixo com o terremoto que destruiu e matou tanta gente, inclusive alguém que era motivo de orgulho para nós brasileiros, a doutora Zilda Arns.

As desgraças decorrentes de fenômenos naturais parecem-me cíclicas. De vez em quando acontece algo dramático assim: tsunami, o terremoto na Itália, as chuvas em Santa Catarina, em Angra dos Reis, incêndios na Austrália, nos Estados Unidos. Chego a pensar que é o começo do fim…. Assim como o poeta João Cabral de Melo Neto, preocupo-me com o ’sonho final’.

O Fim do Mundo

João Cabral de Melo Neto

No fim de um mundo melancólico
os homens lêem jornais.
Homens indiferentes a comer laranjas
que ardem como o sol.

Me deram uma maçã para lembrar
a morte. Sei que cidades telegrafam
pedindo querosene. O véu que olhei voar
caiu no deserto.

O poema final ninguém escreverá
desse mundo particular de doze horas.
Em vez de juízo final a mim me preocupa
o sonho final. ”

Imagem extraída daqui.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Tags: Esse texto foi postado em quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 às 22:55 nas categorias Sem categoria. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

5 Comentários para “Haiti”

  1. georgia aegerter escreveu:

    Sonia querida, casa nova?!! Que legal, nao mudou nada.

    Pois é, passou aqui na Tv a tragédia em Angras dos Reis, e agora o Haiti, é a natureza Sonia, cobrando o seu espaco.

    Bjao e parabéns!

  2. Elza do Blog do Beagle escreveu:

    Sonia, ando tão impressionada que a cada noticia de desastre natural eu choro e envelhoço. Mando ajuda para todos, na medida do possível. Imagine como estão os animais no Haiti, se as pessoas não tem o que comer ou para onde ir … Bj. Elza

  3. celia escreveu:

    É Sonia, foi realmente uma tragedia isso que aconteceu no Haiti. Quantas pessoas estao sofrenco com esse fenomeno da natureza. Muito triste.
    Tenha um bom fim de semana. Bj

  4. Luma escreveu:

    Sônia, eu custei a entender, quando estava no outro blogue, que não havia redirecionamento ou link para cá. Daí, copiei o endereço que estava lá e colei no navegador. Acho que não está muito claro que devemos fazer isto.

    A casa ficou um ‘desbunde’! Show! Mais espaço e organizada. Também gosto do tema e não trocaria.

    Sobre as calamidades ou catástrofes que periodicamente acontecem, lembra do tsunami na indonésia? Foram quase que o dobro de pessoas que morreram no Haiti, 170mil e por ser distante e o Brasil não estar tão envolvido, parece que foi uma grande onda que ‘passou’. Não se fala mais. Daqui um tempo, o Haiti será esquecido novamente, até que outra catástrofe apareça para fazer-nos repensar a vida!

    Mal do ser humano repensar a vida somente na desgraça! Pois devemos agradecer estarmos vivos e tentar melhorar o nosso mundinho. Me compadeço da dor dos haitianos, contribuí monetariamente e rezo, rezo por suas sobrevivencias e dignidade!

    Boa semana! Beijus,

  5. Paula escreveu:

    Oi Sonia,
    Vim te lembrar de postar a resenha referente à sua leitura de janeiro até dia 29 ou 30/01, para que eu possa postar a lista com os links de todas as resenhas do mês no último dia, 31/01.
    Bjinhos,
    Paulinha

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.