Analogias
Estava eu aqui traçando analogias sobre quando realmente começa o ano novo no Brasil. Imaginei o ano como aqueles minutos que precedem ao desfile da escola de samba…. E pensei: acho que no Rio de Janeiro, para ser mais preciso, o ano novo somente começa depois do carnaval… Parece que tudo fica meio suspenso numa corda bamba…. E esse momento atual poderia representar a concentração na apoteose do samba… Aquele lugar onde os ritmistas ficam se preparando para o grande desfile…
Sei lá, amigos, fico com a estranha sensação que passado o dia 31 de dezembro e a chegada do Ano Novo, tudo aqui fica meio suspenso…
Hoje é segunda-feira, primeiro dia últil de 2010…
O que acham vocês? Como começa o ano novo na cidade, no país de vocês? Também demora a cair a ficha?

Esse texto foi postado em segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 às 01:10 nas categorias Ano Novo, analogias, pensamentos. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.
4 de janeiro de 2010 às 10:41
Bom dia, Soninha!
Realmente, começar um novo ano no Brasil, especialmente no Rio, terra que cheira a férias nestes primeiros meses do ano, dá mesmo esta sensação e para alguns até é verdade, pois muita gente emenda festas de fim de ano com férias.
Não é mais o meu caso, pois com o filho já adulto, não precisamos tirar férias em meses de ano letivo da escola, sempre o fazemos em datas fora desta muvucada toda.
Bem, meu marido tirou apenas 2 semaninhas de folga para estes períodos, já voltou hoje ao batente e muita gente não, está lá pela região dos Lagos ou viajando por aí afora, a verdade é que com sol e calor a sensação é de que o ano não cria muita força para começar de verdade, emplacar um trabalho ou coisa assim parecida, mas tem muita gente que não descansa, não tem moleza e trabalha direto.
Infelizmente ou felizmente, sei lá, nosso país tem esta característica meio juvenil de que fez calor tem que todo mundo ficar de bobeira, de férias e só aproveitar a vida, mas ainda bem tem muita gente fazendo a coisa funcionar e um deles é meu marido ou o seu talvez.
Você, como professora, tira mesmo férias e, como geralmente as aulas só retomam depois do carnaval, fica mesmo esta sensação. Então, aproveita amiga e relaxe!
Um beijo grande e feliz 2010!
4 de janeiro de 2010 às 10:50
Beth querida,
É isso mesmo. Meu marido não está de férias. E eu volto no início de fevereiro, pois agora o ano letivo aumentou. Haverá o recesso de carnaval, mas dia 1/2, voltarei ao batente.
Beijos e feliz 2010!
P.S. Aproveite o filhão em férias também!
4 de janeiro de 2010 às 12:15
Meu ano ainda não começou, porque estou em férias e por conta das festas de final de ano, ainda não fui para o meio do mato – lugar que pretendo ir e ficar completamente off do mundo moderno. Er… quer dizer, nem tanto! Gosto de umas mordomias. Enfim, tem carnaval, tem as férias políticas, estudantis e após a volta destas férias escolares é que começa o ano realmente.
Estou me recusando à voltar para o lugar onde moro, pois sei que essa época, o meu paraíso vira um inferno! Feliz ano novo!! Beijus,
4 de janeiro de 2010 às 12:44
Sonia, é verdade, tudo só volta ao normal depois do carnaval. Por aqui vc sabe como é que é, o povo nao pára.
Bjao
4 de janeiro de 2010 às 19:55
Oi Soninha, espero q vc tenha passado um bom natal e umelhor ainda a entrada do novo ano.
Aqui tb o primeiro dia de trabalho foi hoje. Já comeca mesmo pra valer. Aqui nao tem carnaval a esperar.rsrsrs
Eu tirei ferias hoje e amanha. Quarta feira é feriado aqui. Pro mim, tudo so comecará na quinta. Bj
5 de janeiro de 2010 às 10:39
Ich wünsche dir ein sehr schönes neues Jahr 2010.
Daniel
6 de janeiro de 2010 às 00:50
Oi, Daniel,
))
Que bom que você veio me visitar! Pena que não sei escrever ( nem falar em alemão!)
Hartelijke Bedankt! ( Serve holandês?
Groetjes,