Revitalização da Zona Portuária do RJ – Será que tudo sairá do papel????

Uma das promessas de campanha do atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes foi revitalizar a Zona Portuária, uma região com um passado riquíssimo, mas que hoje está desprestigiada, abandonada e suja. Entretanto, se tudo sair do papel de verdade, a região voltará a ter a real importância que teve no passado. A Zona Portuária do Rio de Janeiro engloba lugares como a Praça Mauá, Gamboa, Saúde, Santo Cristo, São Cristovão, Caju, Mosteiro de São Bento e Área Militar. Esta revitalização envolverá tanto a parte estrutural, quanto habitacional e cultural. Pelo o que tenho acompanhado nos noticiários, as mudanças serão radicais e espero que para melhor- que prédios históricos sejam preservados, por exemplo. Existe a previsão da construção de um aquário “com 12 mil animais marinhos”.
Também está prevista a criação da Pinacoteca do Rio, que irá receber coleções particulares e exposições permanentes sobre a cidade. O edifício D. João VI (da foto) abrigará a Pinacoteca e segundo o planejamento, será construído o Museu do Amanhã nos armazéns 5 e 6 do cais. O projeto de revitalização ainda inclui ” a transformação do Píer da Praça Mauá em um parque, que terá anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e uma garagem subterrânea na Praça Mauá. Além disso, estão previstos calçamento, iluminação pública, drenagem e arborização das principais vias da Zona Portuária, como a Avenida Rodrigues Alves, onde será demolida a alça de acesso ao elevado da Perimetral. O Morro da Conceição passará por obras de reurbanização, com abertura de vias, o enterramento da rede elétrica e a restauração de patrimônio histórico. Além disso, edifícios do Patrimônio da União serão recuperados e transformados em habitação de interesse social”.
Amigos, repito, se tudo isso sair do papel, esta região ficará maravilhosa, principalmente se eles preservarem a arquitetura antiga, acrescentando toques de modernidade. Como ando meio cética com relação às promessas dos políticos, só acreditarei vendo tudo prontinho.
Primeira imagem do navio na Baía de Guanabara extraída daqui.
Outras imagens extraídas do g1.
Pequeno texto entre aspas extraído de um blog muito legal que encontrei hoje.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em segunda-feira, 23 de novembro de 2009 às 23:11 nas categorias Revitalização, Rio de Janeiro, Zona Portuária. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

9 Comentários para “Revitalização da Zona Portuária do RJ – Será que tudo sairá do papel????”

  1. Beth/Lilás escreveu:

    Bom dia Sonia!
    Minha querida eu estou como você, assim meio cética, mas só tem esta saída para que o Rio não afunde de vez, ou seja, restaurar, limpar, trabalhar, remanejar pessoas para áreas com moradias dignas e fazer daquele local um cartão de visitas para, não só turistas como para nós mesmos que amamos esta terra.
    Se isso tudo acontecer o centro ficará tão lindo quanto qualquer cidade na Europa e com uma vantagem melhor ainda, a vista da natureza maravilhosa e grátis que temos.
    Vamos torcer, melhor, rezar, para que dê certo tudo isso!
    beijos cariocas

  2. Georgia escreveu:

    Sonia, se isso acontecer será a Glória de tao lindo.

    Tomara que dê certo e que nao fique mesmo no papel.

    Um beijo

  3. Aninha Pontes escreveu:

    Sonia querida:
    Isso será uma maravilha.
    O que estamos precisando é de mais ações e menos promessas vazias.
    Um beijo

  4. Elvira escreveu:

    Oi Sonia.

    Se ficar assim vai ser muito bonito.

    Bjs.
    Elvira

  5. Lúcia Soares escreveu:

    Oi, Sonia. Voce já visitou meu blog, que udou e nome, mas é o mesmo. Saiu o "Um amor de pessoa" e agora é "De amor e de…"
    Acesse:luciahsores.blogspot.com
    Um prazer ler seu blog. Moro em Belo Horizonte e ando precisando falar um pouco da minha cidade e do meu Estado de Minas Gerais.
    O blog é um excelente canal de comunicação, né? Devemos mesmo usá-lo pra isso. Quem sabe os resultados aparecem. Bj

  6. Georgia escreveu:

    Sonia, os biscoitos depois de assados sao divididos entre nós, assim cada uma leva um montinho para casa, nao fica pesado prá ninguém e noa sobra, rs.

    Bjao

  7. Celia escreveu:

    Realmente seria bom se nao ficasse só no papel…na ilusao. Boa semana. Bj

  8. Blog do Beagle escreveu:

    Tomara que sejam implantadas essas reformas. Tomara!!! Bjkª. Elza

  9. Meire escreveu:

    Soninha tomara mesmo q saia do papel, o Rio ficara ainda mais lindo.
    Bjs

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.