Dica Cultural no Rio de Janeiro – Eu vou!


Como parte das comemorações do ano na França no Brasil, o Museu Histórico Nacional está com uma exposição de tapeçarias francesas até o dia 15 de novembro de 2009.
Nesses tempos pós-modernos, conhecer o trabalho de artesãos desde os tempos da Idade Média representa uma aula de história e é certamente um agrado aos olhos e ao coração.
Eu gosto muito de trabalhos manuais – para mim, tudo o que é feito com as mãos possui imenso valor – seja uma roupa, um objeto de decoração, um belo e delicioso bolo confeitado ou até mesmo um desenho lindo feito pelos meus filhos, todas essas artes carregam um pouco dos artistas que as produziram. No caso dessas tapeçarias, elas certamente nos contam partes da história e dos costumes de uma época.
É claro que as tapeçarias francesas são obras de arte, mas eu adoraria ter mais tempo para me dedicar mais aos trabalhos manuais, pois além de ser uma deliciosa terapia, também podemos criar tanta coisa linda. Em se tratando de tapeçarias, essas parecem ser muito bonitas.
Bem, vocês já devem ter percebido que a Holanda tem um “q” especial no meu coração. O que mais me chamou a atenção ao ler sobre esta exposição é que algumas dessas tapeçarias baseiam-se em obras de um pintor ‘holandês’, Albert Eckhout (séc. xvii), que viveu por essas bandas tropicais (principalmente no nordeste brasileiro), nos tempos de Maurício de Nassau e pintou nossos povos, fauna, flora e frutos como nenhum outro (que eu conheça!). Aliás, Eckhout merece um post de destaque! O que farei em breve.
A exposição chama-se “Tapeçarias Francesas – Patrimônio e Criação – De Eckout aos nossos dias, reunindo obras das manufaturas de Gobelins, Beauvais e Savonnerie, pertencentes à coleção do Mobiliário Nacional da França.

Outros tapetes foram produzidos a partir de criações de outros artistas do século xvii e xviii. Também há onze tapeçarias contemporâneas, de outros renomados artistas.
Imagens retiradas do site do Museu Histórico Nacional.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em domingo, 11 de outubro de 2009 às 01:00 nas categorias Arte, Brasil, Dica Cultural, França, Holanda, Museus, Pintura, Tapeçaria. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

4 Comentários para “Dica Cultural no Rio de Janeiro – Eu vou!”

  1. Beth/Lilás escreveu:

    Sonia, querida!

    Olha eu aqui para dar um alozinho rapido.
    Eu tambem estou feliz, mas muito cansada, ja andei muito hoje, mas lhe digo que vale cada segundo, pois sao tao lindas as coisas nesta terra que a imrpessao e que se esta dentro de um sonho.
    Nao posso blogar, pois no hotel que estou nao tem wireless e pagar em libras para isso, sinceramente, e muito caro. Estou aproveitando o finalzinho da tarde para dar um alo a todas as amigas queridas e desejar-lhes um excelente domingo, porque o meu, esta maravilhoso.
    super beijos londrinos

  2. Georgia escreveu:

    Sonia, eu adoro tapecaria e sei fazer muitos pontos.

    Aproveita e coloca aqui as fotos depois.

    Bjus e uma linda semana pra vc.

  3. Sonia H. escreveu:

    Georgia,
    Se puder fotografar, eu coloco sim!
    Beijos,

  4. Sonia H. escreveu:

    Beth,
    Aproveite tudo mesmo!
    Beijos,

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.