Hoje é dia de São João!
Sinto saudades das festas juninas de minha infância…
Era tão bom…
Ia para o sítio onde meus avós moravam e meu avô preparava uma fogueira enorme! Nela assávamos muitas batatas doces. Tudo regado à música, comidas típicas, fogos e danças. O meu prato favorito era a canjica de milho verde preparada com todo o carinho pela minha avó. Mas também gosto muito daquela outra canjica de milho branco que no nordeste é conhecida como munguzá.
Era bom demais! Eu, meus irmãos e primos brincávamos muito. Foram tempos felizes.
Hoje é a festa junina da Marcela e a música que ela vai dançar é Axé.. Nada contra o ritmo baiano ( que gosto também), mas para mim, Festa Junina tem de ter forró.
Como são as Festas Juninas onde vocês vivem?
Festa de São João
A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que “devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz”, sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.
Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.
Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.
Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.
(….)
Este texto foi adaptado daqui.
Imagem da festa extraída daqui.

Esse texto foi postado em quarta-feira, 24 de junho de 2009 às 01:00 nas categorias Festas Juninas, Forró, São João. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.
25 de junho de 2009 às 07:20
Eita tempo bom…eramos todos pequenos, a vizinha da frente tinha promeça de fazer terço de Sao Joao…entao a festa começava uma semana antes, todos ajudavam a fazer os doces, enfentitar o mascro, procurar lenha para a fogueira…Meu pai tocava violao e o dono da casa sanfona…Mas era bom, como era bom…e escrever tudo isso ouvindo esta musica foi danado de bom..
Bjs
26 de junho de 2009 às 02:30
Ah, Sonia, nada como as festas juninas do nosso tempo!
E muitas delas no próprio bairro, na praça do bairro. Nunca me esqueço de uma ótima que tinha entre o Engenho Novo e Méier e que minha mãe adorava nos levar quando crianças.
Agora, nem cheiro de fogueira sente-se mais, por isso vou lá para a minha montanha fria para ver se sinto pelo menos o cheiro da lenha na lareira.
Saudades!
bjs cariocas.com
26 de junho de 2009 às 18:35
É Sonia, temos mesmo que ter saudades de nossas festas juninas.
Hoje é tudo assim.
O Érick também vai dançar na escola dele, mas é o tal do country, nada de quadrilha.
Sei lá.
Um beijo querida.