SOS Natureza!!!!!!! Alô alô Marciano, aqui quem fala é da Terra………..


Madeireiros ameaçam a reserva natural da Pedra Talhada, entre Pernambuco e Alagoas.

RECIFE – Um crime ambiental é cometido há mais de 20 anos no silêncio e na escuridão da noite entre os estados de Pernambuco e Alagoas. A golpes de machado, madeireiros derrubam uma floresta insubstituível, única no mundo. A reserva biológica de Pedra Talhada é o último santuário da orquídea Cattleya Labiata no país, considerada a rainha das orquídeas pelo tamanho, forma e perfume. Se o pouco que restou da mata desaparecer, a orquídea também desaparecerá.

A reserva, criada há 20 anos, também é o refúgio de 11 espécies de aves ameaçadas de extinção e abriga 200 nascentes que abastecem 100 mil moradores de cinco cidades da região. São tesouros tão valiosos pra o meio ambiente que justificam a proteção da lei. Mas, na prática, a mata continua vulnerável e vítima da cobiça de madeireiros e da falta de consciência das autoridades e moradores locais.

Hoje todo o transporte de madeira retirada da reserva é feito com carros de boi. Mas clareiras estão sendo abertas para a passagem de caminhões. Há diversas entradas e saídas clandestinas no local. As árvores mais nobres são marcadas, para depois serem cortadas.

Estudos feitos pelos ambientalistas comparando imagens de satélite mostram que, em 25 anos, 40% da reserva biológica foram derrubados – um prejuízo inestimável. O fragmento mais emblemático da mata, numa região de altitude, a 600 metros de altura, é um exemplar único de uma floresta atlântica nordestina que hoje está reduzido a 3% do que era em Pernambuco.

Oficialmente, a reserva conta com três funcionários do Ibama, mas dois ficam na sede em Quebrangulo (AL) e apenas um trabalha na fiscalização da mata. É um esforço solitário e insuficiente. O chefe da reserva, Helaelson de Almeida, já foi ameaçado por madeireiros e se sente incapaz de combater a caça aos animais silvestres.

O posto avançado na mata está com o telefone cortado por falta de pagamento. Não há dinheiro para o combustível dos carros. O estado de penúria é um contraste com a importância da reserva para o meio ambiente.

Notícia extraída de: http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/04/10/madeireiros-ameacam-reserva-natural-da-pedra-talhada-entre-pernambuco-alagoas-755225282.asp

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em sexta-feira, 10 de abril de 2009 às 21:18 nas categorias Crime Ambiental, Devastação da Natureza, meio ambiente. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.