São Nicolau


Hoje é dia de São Nicolau.

Santo foi bispo da Diocese de Mira e ficou conhecido pela caridade.
Segundo a Igreja, ele distribuía presentes à noite para não ser identificado.

“Como um sinal de humildade, São Nicolau costumava distribuir seus presentes aos pobres à noite nas portas das casas, para não ser identificado”, afirma padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da CNBB. Haas conta que a Igreja não tem outros registros sobre o que da história de São Nicolau já se misturou com lendas populares a respeito do Papai-Noel.

De acordo com o religioso, a associação com a imagem de um velhinho que distribui presentes no Natal foi, provavelmente, criada pelo comércio para alavancar as vendas nesse período. “As renas, as roupas, a neve, nada disso é associado a São Nicolau pela Igreja”, diz ao G1.

Para Haas, o dia de São Nicolau deve resgatar, principalmente, valores como a caridade e a solidariedade. “É preciso destacar ações como as que temos visto pelo país, com a população ajudando os flagelados de Santa Catarina. Esse espírito de solidariedade é típico da época do Natal”, afirma.

Notícia extraída daqui.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em sábado, 6 de dezembro de 2008 às 23:50 nas categorias SinterKlaas, São Nicolau. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

2 Comentários para “São Nicolau”

  1. Beth/Lilás escreveu:

    Olha que legal!
    Não cohecia o tal São Nicolau!
    Gostei de saber.
    bjs cariocas

  2. Blog do Beagle escreveu:

    Sonia, não posso afirmar, mas acredito que a popularização (??? isso existe???) do Papi Noel se deu com a Coca-cola o vestindo de vermelho e o impingindo ao povo como grande distribuidor de rpesentes. Para ele chegar ao 25/12 com suas renas dee ter sido fácil. Bjkª. Elza

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.