Natal do Faça

A querida Denise do blog Sturm und drang! e também integrante do blog Faça a sua parte me convidou para participar do ‘Natal do Faça a sua Parte’ onde eu tenho de pensar em presentes ecológicos para os meus amigos e familiares. A pergunta é : Como podemos presentear nossos entes queridos sem prejudicar o meio ambiente? Assim dizem os organizadores do Faça a sua parte:

“(…)É um convite para um renascimento. Renascimento da confraternização como símbolo da nossa união com a natureza; com o frio e com o calor, com os presentes feitos da natureza. Queremos, sim, como até não muito tempo se fazia, dar presentes da natureza. Presentes que digam a todos os que nos rodeiam o quanto ainda devemos ser gratos a esse Sol que vai e vem; a essa natureza, sempre exuberante, tanto no recolhimento das sementes quanto esplendor das suas flores e folhas”.

Penso que neste mundo tão consumista, presentear os amigos com algo feito por nós é uma forma de renascer, pois estamos doando nosso tempo e colocando todo nosso carinho naquele presente.

Eu valorizo os trabalhos artesanais, pois sei que naquela criação, houve uma espécie de doação de tempo e a dedicação com a criação do presente. Eu adoro quando recebo um presente feito por alguém. E há tanto que pode ser feito. Minha sugestão então é presentear com trabalhos manuais, por exemplo, valorizando a arte do fuxico.

Uma outra forma maravilhosa de presentear de forma mais ecológica é transformando o que já existe em excesso e reaproveitar o lixo aparentemente inútil de nosso dia-a-dia. Por exemplo, podemos criar lindas latas decorativas para se guardarem biscoitos, para servir de porta-treco e tudo que a imaginação permitir. Ou até mesmo criar embalagens de materiais recicláveis. A internet está repleta de sugestões neste sentido!

Por último, sugiro criar chaveiros de feltro, por exemplo, ou retalhos de tecidos. Ficam lindos! Neste site aqui, há várias sugestões!

Este da foto abaixo fui em que fiz e eu fiquei muito orgulhosa por isso! :-) ))
(as fotos do fuxico e latinha foram retiradas da net)


Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em sábado, 20 de dezembro de 2008 às 17:32 nas categorias Natal Ecológico. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

6 Comentários para “Natal do Faça”

  1. Celia escreveu:

    Muito bonitos todos eles.
    Querida passei pra lhe desejar um Natal bem feliz.
    Bj

  2. Meire escreveu:

    Eu tenho meu presente feio po voce no meu armario, todos os dias olho pra ele e me recordo de voce.

    Sonia, aproveito que estou aqui para te desejar um Feliz Natal.

    Beijos

    Meire

  3. Beth/Lilás escreveu:

    Perfeito, Sonia!
    Hoje mesmo disse isso à minha mãe e partimos lpara a grande Feira de Artesenato que tem aqui no Campo de São Bento. Lá compramos coisinhas lindas para amigas dela e para algumas amigas minhas. Também dou preferência por este tipo de presentes, pois, como vc disse, as coisas feitas pelas nossas mãos são bem mais cheias de energia e esta passa para os outros também em forma de carinho e amor.

    Adorei o chaveiro e vc é talentosa!

    Beijos natalinos procê.

  4. evipensieri escreveu:

    Oi Sonia.

    Eu adoro artesanato.
    Pena que não saiba fazer muita coisa.

    Bjs.
    Elvira

  5. Diario da Fafi escreveu:

    Passando pra desejar um Feliz natal repleto de poesia e rimas.

    Encha o pulmão, respire fundo e encha sua vida de amor do universo. Ele é enorme.

    Aproveite cada pedacinho,

  6. Blog do Beagle escreveu:

    Belos exemplos. Guarde papel de bala laminado e monte uma árvore de Natal. Taça o desenho de um pinheiro estilizado e vá enfeitando. No final, um laçarote lá no alto! Bjkª. Elza

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.