Hoje é dia de Blogagem Coletiva – Coisas do Brasil II
A Andréa do blog Leio o mundo assim… organizou uma segunda dose de blogagem sobre as Coisas do Brasil onde devemos mostrar um pouco do bom que a nossa terra tem. Na primeira blogagem, eu falei sobre o Rio de Janeiro de Machado de Assis. Hoje gostaria de mostrar a vocês uma outra parte do Rio de Janeiro que me encanta. São as Fortalezas que há tempos protegeram o Rio de Janeiro dos piratas e de outros invasores, porém hoje viraram interessantes atrações turísticas. Visitar estas belas fortificações é um mergulho na história, assim como um convite à contemplação. De lá, percebemos o quanto esta cidade é linda, o quanto nós fomos presenteados com belezas naturais. É pena que estas belezas naturais não andem de mãos dadas com a vida cidadã por conta dos maus governantes que esta cidade teima em ter, já que os descasos com o povo e a cidade continuam.
Mas hoje quero falar da maravilha que é visitar estes lugares… Infelizmente não conheço todos ainda, mas um que eu gosto muito de ir visitar e indico é o Forte de Copacabana.
No Forte de Copacabana podemos passar uma manhã, tarde ou dia inteiro desfrutando das belezas e das exposições e atividades culturais que sempre existem por lá. Ainda mais, existe uma filial da Confeitaria Colombo para desfrutarmos de uma deliciosa refeição e apreciarmos a beleza do lugar. Não deixem de ir no site da Confeitaria, pois também há algumas fotos do lugar!
Um outro passeio imperdível é fazer um tour pela Baía de Guanabara e de lá, observar os fortes sob outra perspectiva, mas é claro, fazer o caminho inverso, isto é, visitar os fortes e observar a Baía e o centro da cidade do Rio de Janeiro e/ou Niterói também não tem preço………
Outro forte encravado na cidade e também muito bonito é o Forte de Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme. Neste site aqui, você pode conhecer um pouco de sua história.
Por fim, gostaria de mencionar a Fortaleza de São João, que se confunde com a própria fundação da cidade do Rio de Janeiro. Dizem os autores do site TurismoRJ:
“Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde ele e seus companheiros, durante longos dois anos resistiram aos ataques dos franceses e dos índios Tamoios, que naquela época dominavam a região.
Na ponta do Morro Cara de Cão, na entrada da barra da Baía de Guanabara, ao lado do Morro do Pão de Açúcar, em uma área hoje pertencente ao Exército Brasileiro e que é um verdadeiro mirante secular aberto para a Baía (onde de suas casamatas esculpidas na pedra, há muito aposentadas, se descortina um panorama dos fortes de Niterói e da entrada da Baía), foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.” ( do site TurismoRJ)
Do Pão-de-Açúcar, dá para termos uma visão magnífica desta Fortaleza!
Se você quiser conhecer algumas dessas fortalezas através de fotos, visite os seguintes sites: este primeiro mostra fotos do Forte de Santa Cruz em Niterói. aqui.
Já este, o Alma Carioca, vale a pena visitar pelo conjunto da obra. É um site sensacional se você é apaixonado pelas belezas do RJ.Nesta página, o autor do site mostra um pouco da história do Forte de Copacabana com fotos também.
Um terceiro site muito bom que eu indico é este sobre turismo no Rio de Janeiro e nesta página em especial, os autores falam sobre os fortes do Rio de Janeiro sob o ponto de vista histórico e turístico também.
Imagem do Forte de Copacabana extraída daqui.
Imagem do Forte de São João extraída daqui.
Bem, amigos, estes são os meus pedaços de boas ‘Coisas do Brasil’! Espero que gostem de conhecer ou relembrar estes lugares maravilhosos!
Aos poucos, vou visitando todos os participantes da blogagem e certamente conhecerei também outros recantos deste mundão que é o nosso Brasil. Obrigada, Andréa por mais esta iniciativa!

Esse texto foi postado em sábado, 13 de dezembro de 2008 às 14:44 nas categorias Blogagem Coletiva, Coisas do Brasil 2, Fortalezas do Rio de Janeiro. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.
13 de dezembro de 2008 às 16:18
Oi Sonia.
Já fui várias vezes ao Rio mas nunca visitei os fortes. Pelo menos que eu me lembre.
Existem passeios que eu fiz quando era criança que eu não me recordo de ter feito.
Esse passeio deve ser legal.
òtimo post.
Bjs.
Elvira
13 de dezembro de 2008 às 17:58
Olá Sônia
Gostei muito do post, realmente o Rio de Janeiro tem lugares magníficos para se visitar, pena como você mesmo disse que devido a vários problemas, hoje a violência espanta muita gente de visitar o Rio, mas mesmo assim ainda tem lugares que valem a pena.
muito bom!
13 de dezembro de 2008 às 22:17
Sonia, eu tinha certeza de que, ao chegar aqui , teria mais uma bela aula de História. Muito obrigada por sua participação!
13 de dezembro de 2008 às 22:40
Esta blogagem está nos dando a chance de conhecer o nosso Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros e também a chance de conhecer novos amigos e isto é muito bom! Beijos e parabéns pelo seu post…ficou ótimo!
13 de dezembro de 2008 às 23:43
Lindo post.
Passei para agradecer seu carinho e desejar um ótimo domingo.
Bjs no coração
14 de dezembro de 2008 às 10:42
Olá!
Também participei da blogagem coletiva. Estou visitando os demais participantes, isso tem sido uma maneira deliciosa de conhecer melhor esse país e outras pessoas.
Não conhece o Rio, mas pelo que vejo na TV é realmente maravilhoso.
Beijos
Ivani
14 de dezembro de 2008 às 11:50
As fortalezas são marcos históricos e muito nos ensinam, por fatos gloriosos e, as vezes, tristes.
O Rio de Janeiro continua lindo, daqui da minha janela.
Bela postagem.
Luiz Ramos
14 de dezembro de 2008 às 20:51
Olá Sonia H, a sua cidade e capital do nosso estado é realmente maravilhosa. A sua blogagem mostrou um aspécto histórico importante. Muito bom.
Muita luz, paz, harmonia e inspiração para você.
Forte abraço
caurosa
15 de dezembro de 2008 às 08:43
Sonia, que saudades que me deu agora ao rever o forte, e ler sobre a beleza e sua história.
Lindo demais o seu post.
Um grande beijo
15 de dezembro de 2008 às 15:07
Meu irmao mora no Rio. Já fui trocentas vezes prá lá. E a última visita fomos na Cnfeitaria Colomba para tomar café e entramos numa máquina do tempo. Linda! Mas nunca fui nos fortes.Muito legal.
beijocas
16 de dezembro de 2008 às 01:23
Sonia!
Que beleza de post! Mostrar as belezas do Rio é incansável para quem o ama.
Aproveito para inserir ao seu lindo post, um que fiz sobre este mesmo tema há alguns meses e mostra mais sobre alguns outros fortes aqui do outro lado da Baía de Guanabara.
O link é este:
http://supremamaegaia.blogspot.com/2008/05/na-trilha-dos-fortes.html
beijão carioca
16 de dezembro de 2008 às 07:42
Soninha que lindo erste post mostrando um Rio que ninguem conhece..Da proxima vez que for ao Rio quero organizar um dia soh para vc…e neste dia vc me mostra um destes fortes, certo?
Um beijo
Meire
16 de dezembro de 2008 às 17:44
Oi Soninha
Pois é, nosso Brasil é belissimo.
Bjs no coração.
17 de dezembro de 2008 às 01:00
Meire querida!
Vou esperar esse dia, viu?
Tenho certeza que você iria amar o Forte de Copacabana pois é lindo demais.
Beijocas,
17 de dezembro de 2008 às 07:51
OI sonia, o Brasil é lindo demais nao é mesmo?Sinto uma saudade.
Beijos e dias felizes
17 de dezembro de 2008 às 22:05
Olá Sônia, eu tb fiz parte desta coletiva e estou terminando de conferir os posts. Parabéns, bela homenagem a um lindo lugar que eu amo de paixão.
Abraço
18 de dezembro de 2008 às 00:43
Sônia, muito boa a sua postagem “Coisas do Brasil II”. É sempre muito importante termos conhecimento das belezas do nosso vastíssimo país, onde cada região, estado ou município apresenta características peculiares que só tendem a enriquecer o turismo interno. Parabéns!!!Bjs!!!
20 de dezembro de 2008 às 14:27
Tem presentinho de natal prá você lá no blog.
bjs cariocas
20 de dezembro de 2008 às 16:33
Passando para um abraco bem apertado. Quando vcs viajam?
Bjus