Viva São Pedro! O terceiro da ‘trilogia’ das festas juninas

Hoje é dia São Pedro!

Pedro é outro santo que nasceu com nome diferente. Chamava-se Simão, ou Simeão. Nascido em um vilarejo pagão na Galiléia, levou a vida como pescador na cidade de Carfanaum, até que, junto com seu irmão André, foi convocado por João Evangelista para fazer parte do grupo mais próximo de seguidores de Jesus Cristo.
Simão era um dos apóstolos preferidos de Cristo, que admirava sua liderança firme e lhe deu o nome de Pedro (Petrus), que significa pedra, rocha. Justificando isso, Jesus teria dito: “És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja”.
Dizem que Pedro viveu muitos anos após a morte de Jesus Cristo, dedicando sua vida à pregação das palavras de seu mestre pelo Império Romano, tanto na Palestina quanto em Antióquia. Por esse motivo e por sua proximidade com Cristo, ele é considerado fundador da Igreja Católica Romana. Contam algumas versões que Pedro foi executado em Roma quando tinha 64 anos.

fonte do texto:http://www.sjose.com.br/educar.php?noticia_id=78
fonte da imagem:http://www.paroquiasaosebastiaomatao.com.br/santos2.htm

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails

Esse texto foi postado em domingo, 29 de junho de 2008 às 01:00 nas categorias Festas Juninas, São Pedro. Você pode seguir as respostas pelo RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do teu próprio site.

5 Comentários para “Viva São Pedro! O terceiro da ‘trilogia’ das festas juninas”

  1. NANDO DAMÁZIO escreveu:

    Ah, adoro essa época de festas juninas .. os quitutes então, nem se fala .. gostei do post, bom saber mais sobre São Pedro ..
    Abraço !!

  2. Grace Olsson escreveu:

    Oi Sônia, eu vi na TV uma quadrilha com imagens de todos os Santos de Junho. E fiquei interessada em saber sobre cada umm deles.
    São Pedro…que bom que vc escreveu sobre ele…vou lá nos links.
    bjs e bom domingo

  3. Lilás escreveu:

    E Viva São Pedro!
    Aqui em Niterói teve até uma procissão de barcos que saiu de Jurujuba até o Rio. Não estive presente, mas dizem que foi linda. Tem fotos no Globo on line de hoje.

    Estive lá em Petrópolis que é terra de Pedro também e fiz umas fotinhas bonitas. Vai lá na minha pracinha prá ver.

    Anarriê e uma ótima semaninha prá você.

  4. Fernanda escreveu:

    Olá Sónia,
    na freguesia onde vivo festejamos o S.Pedro, ontem a procissão passou aqui em frente de casa. Já é tradição a família vir aqui vê-la passar. Também por tradição colocamos uma colcha de damasco na varanda. Gosto de tradições, rsss….

    Uma boa semana, Sónia!
    Bjos

  5. Sonia H. escreveu:

    Que maravilha, Fernanda!
    Ontem teve também comemoração por aqui. Na Paróquia que freqüento, teve uma missa toda especial e também festa junina na pracinha. Na Baía de Guanabara teve uma procissão marítima com um belo desfile de barcos homenageando São Pedro.
    Eu também gosto muito das tradições, mas lamento que na minha cidade as tradições estão cada vez mais escassas.
    Beijos e uma boa semana para você também!

Deixe um comentário



XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pode demorar um pouco para mostrar o comentário. Não será preciso postar de novo.